Drauzio Varella - O Brasil experimentou um processo de urbanização muito rápido e maciço. Lidamos até hoje com as consequências disso. Durante a Segunda Guerra Mundial estávamos com 70 a 80% da população no campo e hoje temos essa relação invertida. Essa urbanização aconteceu sem nenhum planejamento, cidades foram inchando do(Continua...)
Eyal Weizman - Eu diria, antes de tudo, que a valorização da terra pela especulação é em si uma forma de violência, porque o valor da terra opera como maneira de designação racial e classista de áreas. Quando você fala tanto da favela quanto do campo de refugiados, você tem dois direitos que de certo modo estão em contradiçã(Continua...)
Comecei dando aula de projeto na Universidade de Taubaté. Passei em um concurso público com o Angelo [Bucci], lá era um misto de escola privada e escola municipal. Em 1992 eu fui para a Braz Cubas, que é aqui na grande São Paulo. Foram 5 anos de escola, onde era possível experimentar bastante as formas de ensinar arquitetura. É dessa exp(Continua...)
Antes de mais nada eu queria deixar muito claro que eu não sou nem arquiteto nem urbanista. Um incidente que aconteceu, na verdade minha formação é completamente diferente. Sou músico de formação, e estudei um pouco de engenharia mas não terminei. E o URBEM nasce justamente de um interesse por cidades, mas de antemão, com a consciência(Continua...)